Todo o caminho é bom, pois o homem é esperado em todos eles.
«Sándor Csoóri»

Sinalização

Ficha Técnica

Para facilitar a prática do Pedestrianismo foram criados percursos pedestres sinalizados, que têm por finalidade conduzir os adeptos desta modalidade e facilitar a sua orientação, de forma a que não se percam.

Os percursos até 30 km, são designados por Pequenas Rotas (PR), os percursos com mais de 30 km são designados por Grandes Rotas (GR), normalmente são percursos de dois ou mais dias.

As marcações usadas nos percursos são basicamente iguais, a diferença está nas cores usadas. Nas Pequenas Rotas, as cores usadas são Amarelo e Vermelho, nas Grandes Rotas usa-se o Branco e o Vermelho. Nas imagens abaixo, podemos observar um exemplo das marcações encontradas durante um percurso de Pequena Rota.

 

Caminho CertoCaminho Certo

 

 Caminho ErradoCaminho Errado

 

Virar à DireitaVirar Direita

 

Virar à EsquerdaVirar Esquerda

 

Ocasionalmente ao efectuarmos uma Pequena Rota (PR) poderemos passar no mesmo percurso de uma Grande Rota (GR), nesse caso utiliza-se as 3 cores na marcação do percurso.

 

Percurso pedestre de Pequena Rota (PR) decorrendo temporariamente, pelo traçado de uma Grande Rota (GR)GR - PR

 

As marcações do percurso podem ser encontradas nos mais diversos locais, nos postes de iluminação, postes de cercas, rochas, estacas, muros, árvores, etc. Devemos observar com muita atenção as marcações porque em alguns casos podem não estar bem visíveis.

Durante o percurso avistamos por vezes uns montes de pedras empilhadas, normalmente conhecidas por “Mariolas”, são marcos deixados pelos pastores nas serras para seguirem com os seus rebanhos e são bastante úteis quando não avistamos as marcações de um trilho.  Fica aqui um exemplo na foto abaixo colocada.

Mariolas

 

Devemos ter especial atenção ás marcações em cruzamentos ou entroncamentos e confirmar antes de seguirmos por qualquer direcção sem certezas, a fim de evitarmos surpresas…  Devemos ter especial cuidado em dias de nevoeiro, queda de neve ou muita chuva pois é mais difícil avistar as marcações do percurso.

Bons trilhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário