Todo o caminho é bom, pois o homem é esperado em todos eles.
«Sándor Csoóri»

PR3 Trilho dos Currais


"O Trilho dos Currais, inserido na temática “tradições comunitárias”, percorre uma área de singular beleza natural da Serra do Gerês. Percorre-se ao longo de três currais do Baldio de Vilar da Veiga: o Curral da Espinheira, o Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Lomba do Vidoeiro, constituindo um percurso de pequena rota (PR) cuja distância a percorrer é de 10 km, sendo o grau de dificuldade médio a elevado. Inserido no âmbito Cultural e Paisagístico, o Trilho dos Currais proporciona um contacto directo com o espírito e tradições comunitárias locais, a partir da organização silvo-pastoril na forma de vezeira.

Esta prática comunitária, peculiar da Serra do Gerês, decorre de Maio a Setembro, sendo o gado bovino da comunidade encaminhado pelos caminhos carreteiros até à serra alta, onde se situam os currais.

Os vezeiros - proprietários do gado - acompanham durante dias ou semanas o gado, consoante o número de cabeças que possuem, transportando os utensílios para a alimentação e estadia nas cabanas dos currais. A manutenção destas estruturas comunitárias é assegurada anualmente. Todos os anos, previamente à subida do gado para a serra, no dia dos cubais, os proprietários limpam os caminhos carreteiros, arranjam as cabanas e as fontes."

Texto: www.cm-terrasdebouro.pt/trilhos/trilhos.htm


O Trilho dos Currais tem inicio junto ao Parque de Campismo do Vidoeiro. Durante o percurso tivemos a sorte de encontrar alguns vestigios de neve, que tinha caido nos dias anteriores à caminhada. A descida da "Pedra Bela" até ao fim do percurso, perdeu um pouco o interesse devido a incêndios anteriores, mas já se nota alguma recuperação da vegetação. O resto do percurso tem paisagens que o Gerês já nos habituou.

Video: PR3 Trilho dos Currais

Sem comentários:

Enviar um comentário