Todo o caminho é bom, pois o homem é esperado em todos eles.
«Sándor Csoóri»

Castro Laboreiro


"A freguesia de Castro Laboreiro, localizada no planalto com o mesmo nome, em plena serra, numa extensa área dentro do Parque Nacional da Peneda Gerês, dista vinte e cinco quilómetros da sede do concelho.Confronta com terras da Galiza, a norte e nascente, Gavieira (Arcos de Valdevez), a sul e poente e Lamas de Mouro, a poente. O seu nome vem de duas palavras Castrum, Castro – povoação fortificada pelo povo castrejo, de raça celta, que, depois do seu nomadismo durante milhares de anos nos planaltos, vivendo da caça e da pesca, e depois do pastoreio, se fixou nos outeiros para ali viver em comunidade e se defender das tribos invasoras, desde quinhentos anos antes de Cristo até ao século VI da era cristã: Laboreiro – do Latim “Lepus”, leporis, leporem, leporarium, lepporeiro, leboreiro."

Texto: (Ver Fonte)


O "PR3 Trilho Castrejo" é um trilho bonito, com paisagens magnificas. Decorre pelos antigos caminhos que ligavam as Brandas ás Inverneiras, é um percurso circular com cerca de 17 km.

Video 1: "Castro Laboreiro - PR3 Trilho Castrejo"


O castelo foi mandado construir por D. Dinis, embora algumas referências documentais permitam sustentar que existiria uma fortificação anterior, que teria sido tomada por D. Afonso Henriques.

Video 2: "Castro Laboreiro - Castelo"

Sem comentários:

Enviar um comentário