Todo o caminho é bom, pois o homem é esperado em todos eles.
«Sándor Csoóri»

Ribeiro Cabrum

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 “O Cabrum é o maior ribeiro do concelho de Resende, que em grande parte marca a linha divisória entre este e o de Cinfães. Forma-se junto do ponto culminante da serra de Montemuro a 1382 metros. No seu percurso de 20 km, o Cabrum recebe alguns pequenos tributários: entre eles, pela margem direita, o da Gralheira, que separa em parte a freguesia do mesmo nome da Panchorra e o Taquinho; pela esquerda recebe o ribeiro do Enforcado, que separa a freguesia de Ovadas e de Ramires, e o Abussaqueiro, que rega a parte mais povoada de Ovadas.”

“A bacia do Cabrum é limitada a Leste pela bacia do ribeiro de Sexta, em Anreade e S. Romão pela ribeira de Carcavelos, seguindo daí para o Sul, em pleno planalto é limitado pela bacia do Balsemão. A Oeste no concelho de Cinfães, os limites da bacia do Cabrum, para lá dos quais se encontra o do Bestança, são-nos dados pela cumeeira, descendo do ponto culminante da serra de Montemuro, até mergulhar no rio Douro.

Texto: (Consultar Fonte)

Mata do Buçaco

Buçaco

“Não se conhece ao certo a história da mata em tempos mais longínquos. No séc. II foi provavelmente um refúgio para os primeiros cristãos. No séc. VI os Beneditos fundaram o seu mosteiro na Vacariça, povoação a 5 km do Buçaco.”

“Em 1094 era já posse do bispo de Coimbra, que em 1628 a vendeu à ordem dos Carmelitas Descalços. O convento, ermidas, muros e caminhos foram por eles construídos, tendo também plantado e tratado as árvores da mata.”

“Em 1810 ocorreu a batalha do Buçaco, onde os Portugueses e seus aliados Ingleses lutaram contra as tropas de Napoleão Bonaparte. Como memórias dessa batalha temos o Obelisco, o Museu e a Oliveira onde o Duque de Wellington amarrou o seu cavalo, perto do convento onde pernoitou.”

“Em 1834 a mata passou a propriedade do estado, tendo sido então introduzidas muitas espécies novas. As cruzes foram trocadas por capelas no séc. XIX, com figuras em terracota, mostrando os vários passos da paixão de Cristo. Em cada passo há uma inscrição.”

Texto: (Consultar Fonte)

Percursos Botânicos e Históricos: Consultar Percursos